sexta-feira, setembro 28, 2012

Rotina doméstica

"Queria ver o meu marido aqui no meu lugar, eu ia rir de me acabar..."


Gente, preciso tomar uma providência na minha vida, e me organizar melhor com os afazeres domésticos. Porque, vou te dizer, tem horas que parece que vou surtar... Daí fico mau humorada, com raiva de tudo e de todos.

Trabalho 8h/dias (das 8:00 às 17:30) e quando chego em casa normalmente preparo a janta para o marido (este mesmo prato, eu levo uma marmitinha no dia seguinte para o trabalho) e tendo dar uma geral na casa. Entenda-se dar uma geral na casa, lavar a louça, limpar o fogão, passar uma vassoura na casa, tirar roupa do varal, dobrar a roupa e guardar no guarda-roupas, catar as roupas sujas que marido deixa "tomando um ventinho" em casa esquina da sala, etc, etc...
Muitas vezes preciso escolher entre fazer a janta, ou tentar arrumar a bagunça, porque muitas vezes não dá mesmo para fazer as duas coisas na mesma noite.

Já tentei criar um cardápio semanal, e deixar pendurado na geladeira... mas só funcionou comigo na primeira semana. Tenho outro problema grave, que não colabora com minha falta de tempo: Meu freezer é muito pequeno, e não dá para eu deixar congelado muitas opções de pratos semi prontos. As vezes consigo deixar temperado ao menos um bife de carne, uns cortes de frango e uma carne para ensopado. Mas como nem sempre cabe tudo ( e uma coisa que eu não gosto, é de tá em supermercado toda semana, prefiro fazer compra de mês), acabo não fazendo sempre.

Lavo as roupas uma vez na semana. Normalmente coloco tudo na máquina sexta a noite, sábado depois que eu chego da aula, ou no domingo (sim, eu lavo roupas dia de domingo!!) no programa normal, e estendo as roupas no dia seguinte.

Me recuso a passar roupas, odeio com todas as forças do mundo.... Então tiro as roupas do varal, dou uma esticadinha com o calor das mãos, e dobro. E vão direto para o guarda-roupas.

A faxina da casa faço toda quinta-feira (a noite), quando chego do serviço. Lavo o banheiro, varro e passo um pano úmido com desinfetante na casa toda, tiro a poeira dos móveis, troco a toalha de mesa e limpo as janelas. A geladeira eu limpo de 15 em 15 dias, e como minha geladeira não é frost free, descongelo o freezer também.

Amo minha casinha, e assumo que as vezes sou um pouco neurótica com limpeza e organização. E muitas vezes me sinto uma dona de casa péssima, porque a casinha não fica 100% limpinha e arrumada como deveria. Passa dois dias tudo lindo, e depois desmantela tudo e parece que passou um pequeno furacão... rsrs.
 O marido não reclama (graças a Deus) e muitas vezes me ajuda. Ele sabe que tenho pouco tempo disponível para me dedicar ao nosso lar.

Muitas vezes vejo tanta casinha fofa e arrumadinha no blog, e fico me perguntando: Como as meninas conseguem deixar tudo em ordem assim?!

Só sei que preciso otimizar melhor o meu (pouco) tempo, para tentar deixar tudo em ordem e ainda sobrar um pouco de tempo para cuidar de mim.

Como vocês fazem para deixar a casinha de vocês arrumadinha?
Quais sãos as dicas que vocês podem deixar para esta esposa, dona de casa, profissional e estudante tentar organizar melhor a rotina doméstica?!


Beijos e um ótimo final de semana!!!

16 comentários:

Michelle Bonfhim disse...

Mari relaxaa amada!

Vc está certa nos afazeres, na minha opinião eu conclui que somos meio neor´ticas mesmo, é impossível td ficar no lugar, aconteceria se morassemos sozinhas.

Eu já faxino a casa de sábado mesmo e lavo roupa no domingo.

E nos dias da semana pra não acumulara aquela sujeira eu passo pano todo dia isso é fato.

Estou tentando me livrar dessa neura melhorei uns 10%.

Beijinhuss e ótimo fds!!

Josi disse...

Olá! estou lhe seguindo!

Oh... é exatamente assim que me sinto...

eu não tô dando conta não... eu gosto de cozinhar, faço a janta todo dia, faço faxina no sábado e lavo roupa... mas a casa só fica arrumadinha no domingo e segunda... afff... fico super stressada... mas não dá tempo...Passar roupa então? passo por obrigação as camisas e calças que o marido precisa trabalhar.


Tb vejo fotos de várias blogueiras com casa arrumadinha, limpinha, organizadinha....e penso: Meu Deus onde estou errando ???? rs Mas o amrido tb me ajuda muito...

Meninas digam para agente como fazem! help! rs

Beijokas

Josi

CaMila disse...



somos muito parecidas
tb faço faxina de quinta
lavo roupa de domingo
e sou neurótica

mas amiga.... eu melhorei o quesito da neura....
vc tb vai melhorar

rs

Bjssss

Dani&Flávio disse...

olha, eu tenho vivido isso ultimamente, não tenho conseguido mais dar conta de tantos afazeres domésticos de casa. Trabalho meio período mas tenho uma filha de 1 aninho e que exige muita atenção, se estou em casa sozinha com ela aí que não consigo fazer nada pois ela só quer atenção.
Passar roupa então? o que é isso?rsrs, também odeio e sempre fica acumulando a maioria das vezes até eu conseguir um "tempo para passá-las".
Acredito que para deixar tudo organizado é não usarmos nada e o maridão ajudar no que pode, pq só assim que a casa fica organizada ne...rsrs

beijos, bom final de semana

Cris disse...

Esse post sou escritinha kkkkk
Meu Deus já não fazia nada quando morava com minha mamis e agora moro com minha irmã, vou ser meio cobrada quanto a isso, e depois que casar vou ser 100% obrigada rsrs... fico louca da vida pensando se conseguirei pois eu não curto a vida de Amélia e também não gosto de ficar em um ambiente bagunçado rs vai entender... minha mãe achava engraçado isso...
Bjs

Nati Lima disse...

ixi parece que estava lendo o meu relato kkk até na parte " não passo roupas" kkk eu tbm não passo , só quando vamso usar ... 1º pq marido usa 2 a 3 roupas por dia ... 2º pq não temos uniforme e se eu for passar tanta roupa assim , eu não faço mais nada ! as camisas dele são de poliéster que não precisa passar ... ufa ! Malha só as de sair !
tbm fico nessa correria sendo que eu chego em casa ( seg , quarta e sexta) ás 22:30 , aí só ajeito cozinha e faço nosso lanche . Acordo ás 07:00 ou 06:30 faço almoço , saio as 08:00 levo mamrita tbm ! Não se iluda que ninguém consegue deixar casinha 100% como vemos nos blogs , a não ser que não façam comida em casa e que tenha ajuda de mãe ou sogra , coisa que não tenho ! E sobre o furacão .. é assim mesmo ! mas relaxa que é pq vc está casada a pouco tempo ... depois passa e pelo menos a sua raiva de tudo e todos , vai diminuir kk mas a bagunça continua ! bjssssssss comentário grande né? kkk ps : não tneho máquina , tenho tanquinho :(

Blog da Biane disse...

Xuxu eu tbm fazia faxina na quinta agora faço na quarta, dia de Domingo lavo as roupas... e dia de segunda e terça passo todas quarta faço a faxina quinta aproveito filhote, sexta cuido de mim... faço as unhas.. cabelo depilação e c=vou a igreja! no sábado descanso Totalll


blogdabiane.com.br

Anônimo disse...

Amiga casa 100% limpa e em ordem??
não tem como, só com empregada doméstica rsrs
Eu agora, tenho mais tempo, por trabalhar só 6h e na da parte..
Mas ano q vem a loucura volta, pq voltarei a estudar...
Mas eu organizo a casa tds os dias de manhã..
Na 4ª de manhã eu passo roupas. eu odeio..
na 5ª de manhã eu lavo as roupas...
no sábado, faço 5 tipos de misturas e 5 tipos de legumes... cozinho bastante feijão e congelo em potinhos... já pensando na semana inteira..
só o arroz q faço tds os dias de manhã..
E ainda no sábado, marido me ajuda na faxina...
Mas levantamos cedo aos sábados, e fazemos tudo até umas 15h. acredita?
Mas depois descansoo bastante, e ainda tento achar fôlego pra acompanhar o maridão nas festinhas q sempre temos pra ir aos sábados. rsrs

Domingo, tiro o dia todo pra mim, unhas, cabelo, depilação e é dia de acordar MUITO tarde. rsrsrs
Comer na sogra, pra não fazer bagunça na casinha. rsrsrs

Assim q faço amiga.

E assim, vou tentando levar.. rsrs

Mas, força aí, amiga!!!

Beijinhos :*

Anônimo disse...

Amiga eu faço assim: 15 minutos todos os dias para "destralhar a casa", em 15 minutos saio organizando tudo que vejo pela frente, colocando tudo em seu lugar. Parece pouco, mas nunca casa com um só casal dá para fazer muita coisa. As tarefas grandes da casa eu tenho uma lista, colada na geladeira com imã, onde vou marcando quando foi a última vez que fiz aquilo, por ex: faxina grande no quarto, assim tenho um controle e vamos vivendo. Investir em máquina tb é essencial, aspirador de pó e máquina de lavar louça são coisas que não são usadas muito no Brasil, mas que ajudam demais a dona de casa, dá até mais prazer em cozinhar qdo vc sabe que não tem uma pilha de louças pra lavar. Beijos

Dra.Rosana Poggio disse...

Relaxa Mari!
Trabalho de casa não acaba nunca, então a gente deve deixar a neura de lado, rsrs.Bjs

Driii e Diii disse...

Ai, Mari, sabia que exatamente hoje me sinto exatamente como vc !!!!
Tive uma crise, claro !! E acabei de tomar um remédio para dor de cabeça de tanto chorar ...
Por mais que marido ajude e faça coisas domésticas, o peso maior acaba ficando com a mulher ... e eu ainda tento conciliar trabalho, casa, estudos e academia (claro que minha última prioridade é a academia, heheheh) ...
Sei exatamente o que sente ... pq será que nossa casa não pára arrumada, né?
E tenho o mesmo problema que vc quanto ao freezer ser pequeno e não dar para congelar coisinhas práticas ... normalmente, tenho que fazer comida (refeições inteiras, menos o feijão q consigo congelar) todos os dias ... e isso cansa !! Além de ter que ter uma mente de super herói para saber o que fazer de comida a cada dia.
Assim que conseguir otimizar seu tempo, me avisa??? Tbm preciso dessa ajuda ...
Beijo beijo.

Anônimo disse...

Vixi aqui em casa não tava muito diferente não viu, mas como moro na casa da sogra e agora temos uma ajudante do lar novamente as coisas voltaram a ficar mais tranquilas, mas estava assim mesmo, lavando inclusive algumas roupas no banho p/ não acumular fora tudo isso q vc citou ai e domingo passando roupa kkkkk

Minha sorte que o marido tava ajudando nos finais de semana na faxina, ele ficou como oficial de passar o aspirador e o pano e eu trocar as roupas de cama e lavar o banheiro e o todo o restante, sacudir a poeira dos móveis etc.... voltamos pra "moleza" mas na nossa casa será "pior" do que aqui por conta do tamanho né aff nem quero pensar por enquanto kkkkk

Elayne Radke disse...

Ai Mari!!!

Li seu post e fui me identificando com tudo... rs

Cara, fica tranquila pois vc não é a única! As vezes me pego doida aqui em casa com tantas tarefas... Aqui eu lavo roupa de duas a três vezes por semana (máquina cheia). E muitas vezes, lavo no final de semana também... Acho a tarefa de estender roupa no varal (e recolhê-las) muito chata! A maioria das peças precisam passar (Rafael trabalha de social, então não tem jeito), eu jogo tudo em cima da caminha de solteiro do quarto de hóspedes e choro. De lá, eu vou passando aos poucos, a medida que ele vai usando ou então, quando estou empolgada, passo tudo de uma vez (mas quando faço isso, só faço isso. Passar roupas acaba com a minha disposição de realizar qualquer outra tarefa doméstica)

Rafael é o maior espalhador de roupas e sapatos de todo o universo! Não só de roupas, mas de tudo! Ele é aquele tipo de pessoa que chega pra fazer um lanche e encontra a cozinha arrumada. Quando termina, é incapaz de retirar o prato da mesa e guardar as coisas que pegou. Só faz se eu ficar em cima... Isso me cansa um pouco as vezes... Ele é responsável por 90% da bagunça da casa. Mas em compensação, ele me ajuda por outro lado. Faz comida quando está em casa, lava a varanda e passa pano na casa nos finais de semana... Durante a semana eu faço tudo sozinha, mas aos finais de semana, ele me ajuda. Enfim...

De vez em quando eu me sinto um pouco culpada da casa não estar 100% limpinha e arrumadinha, como vc falou. Mas por outro lado eu procuro desencanar, afinal a casa de ninguém é limpinha em todo o tempo. Se for limpinha, é pq não mora ninguém na casa...

Rafael sempre fala... Pra quê ter uma cama gostosa, um lençol lindo, novinho e cheirozinho se eu não posso usufruir e deitar na cama quando eu sinto vontade? E daí que vai bagunçar? Vamos usar!

As vezes a situação aqui em casa fica caótica. Pilha de roupas pra passar, pilha de roupas pra lavar. Casa pra limpar, banheiro pra lavar, a louça que nunca acaba... Tudo de uma vez...

Quando eu vejo que estou a ponto de entrar em colapso eu respiro e vou à labuta. Mas faço uma coisa de cada vez, que é pra evitar a fadiga... rs

Gosto de casa arrumadinha, mas também gosto de curtir a mesma e ficar no ócio quando estou nela. Ou então, separar um tempo pra cuidar de mim...

Num dia eu lavo o banheiro, no outro eu só limpo a casa e passo pano, no outro me dedico as roupas... Quando tudo isso me cansa eu dou um "stop" e tiro um dia pra mim (pra ficar atoa ou fazer minha unha, sobrancelha)

E assim vou levando...

Tarefas domésticas não são fáceis. Se a gente não tirar um tempo pra gente (sem se culpar) ficamos doidas...

Beijão!

Blog da Biane disse...

passei para lhe desejar uma linda semana...


bjks


blogdabiane.com.br

blogmarflorido@gmail.com disse...

Nossa vida, que post útil... tenho passado pelo mesmo dilema!!! Fico olhando os blogs de casa e me sinto péssima, pq direto o caos se instalar, mas é incrível como ele chega rápido, né? Estava falando hoje pro meu marido: domingo a noite a casa estava linda e hoje já tá assim :( Eu preciso me organizar tb.

beijosss
Taty

Unknown disse...

Oi flor... Sou nova aqui no blog e estou gostando muitooo de tudo que tenho lido aqui!

Tinha esse mesmo problema que você, como dar conta de tudo, ser profissional, eposa, dona de casa e tudo mais!

Achei uma forma simples, no blog Vida Organizada, que é o destralhamento em 15 minutos. Separo 15 minutos a noite e dou uma arrumada geral, coloco as coisas no lugar, lavo a louça, passo um pano no chão, limpo a pia do banheiro...etc! O que não for feito em 15 minutos eu deixo pra outro dia e anoto tudo em um caderno. Como você faz faxina na quinta, eu acho que fica mais facil manter a casa assim!
É só uma ideia!

Parabéns pelo blog, é lindo e cheio de coisas úteis!

Beijos.
Gaby Calazans
Blog: www.gabycalazans.blogspot.com - Coisas de Gaby