quarta-feira, agosto 31, 2011

Um casa ou um lar?


Hoje acordei refletindo sobre uma palavra que o pastor Gilmar (quem celebrou nosso casamento) deixou para nós durante a cerimônia. "Que vocês saibam construir um lar, e não apenas uma casa!".
Um casa é feita de tijolos, cimento, aço, revestimentos, tinta, móveis, objetos de decoração, etc... que a depender da opção e do bolso de cada um, pode sair bem caro. Mas um lar não... um lar é feito de amor, afeto, compreensão, amizade, conquistas, descobertas, lembranças gostosas, aprendizado, carinho, companheirismo, Deus, e essas coisas não tem preço, não tem dinheiro no mundo que pague.

Muitas vezes agente acha que só vai ser feliz quando estiver morando na casa dos nossos sonhos, quando casar, quando ter um filho, ou quando adquirir algum objeto material, mesmo sabendo que conseguiu sobreviver até hoje sem tê-lo. Colocamos nossa felicidade no futuro e esquecemos de viver o presente, de aproveitar a dádiva que Deus nos ensina a cada dia, as pessoas que cruzam o nosso caminho, as dificuldades que nos fazem crescer (ôh se fazem!), as pequenas conquistas. E muitas vezes quando chegamos ao  tão esperado "futuro", ao invés de desfrutá-lo, ficamos criando mais necessidades, mais coisas a se alcançar, conquistar...

Não que eu ache errado ter metas, fazer planos e tentar "desenhar" o futuro. Afinal, quem não sabe onde quer chegar  nunca alcançará lugar algum. Mas o que eu quero destacar é que nem sempre agente precisa de tudo que agente acha que precisa para ser feliz, muitas vezes a felicidade tá alí quietinha do seu lado, só esperando uma oportunidade, e você acaba passando despercebida.

Outra coisa que eu sempre me pego pensando, é que eu não quero ter uma casa de capa de revista de decoração. Objetos milimetricamente planejados, tudo nos seus devidos lugares como se nem sequer uma alma penada tivesse passado por aquele lugar, tudo muito limpo, muito arrumado, sem personalidade, sem alma, sem calor humado.
Eu quero morar numa CASA, que tenha louça na pia para lavar (mesmo que isso seja tão chato), toalha molhada em cima da cama, sapato "passeando" pela sala, roupas "tomando um ventinho" na cadeira da sala de jantar, movimento, amigos, visitas, calor humano, amor. Quero morar numa casa de verdade, num lar que tenha alma, onde eu me sinta protegida após entrar e fechar a porta para o mundo lá fora, onde tenha acolhimento, minha cara, meu cheiro... Que seja meu universo particular, meu porto seguro, meu ninho, nosso ninho!!!

Eu tô falando é de LAR, um lar doce lar!!!

Desejo que todas possam e saibam construir lares em suas vidas e não apenas casas...

2 comentários:

Musa Magalhães disse...

Concordo plenamente, a vida é feita de momentos felizes, a felicidade é ter um lar e uma vida que siga o que Ele nos ensinou. :)

Beijos!

Luana disse...

Eu amooo minha cama desarrumada sempre me chamando pra deitar mais um pouquinho nela. rs

Mariana, quando vc for escolher seu concurso publico, só não escolha qualquer um, pois a felicidade pode ser momentânea. Pense bem em qual vc vai escolher, procure referências, fale com funcionários pra ver o que eles aconselham...

Beijocasss e boa sorte!

http://lumelhor.blogspot.com